domingo, 9 de outubro de 2016

Bolo de Árvore de Natal de Chocolate (tipo alpino). Por Rúbia Cristina v



Bolo de chocolate recheado com decoração natalina







Ingredientes:

Bolo

3 ovos.
1 xícara de chocolate em pó (pode ser achocolatado Nescau).
2 colheres (sopa) de margarina.
2 xícaras de farinha de trigo (peneirada).
1 xícara (chá) de açúcar.
1 colher (sopa) de fermento em pó.
1 xícara (chá) de leite morno.

Recheio e cobertura

300 gramas de chocolate ao leite ou meio amargo (vai da preferência da pessoa).
1 caixa de creme de leite.
1 lata de leite condensado.
500 gramas de chantilly (firme).
1 colher (sopa) de corante verde (em gel ou líquido).
1 colher (chá) de essência de baunilha.
1 colher (chá) de essência de rum.

*Decoração: A decoração é opcional, cada pessoa usa o que desejar para fazer decorado e colorido lembrando uma árvore de Natal. Eu usei confeitos de chocolate (confetes coloridos e chocoball preto/branco) e confeitos de prata e 1 caixa de chocolate Bis preto para o tronco da árvore.

Modo de fazer:

1° parte

Como Preparar a massa:

Separe as claras e bata em neve. Em uma vasilha à parte coloque as gemas, o açúcar e a margarina, bata bem até obter uma consistência cremosa. Desligue a batedeira e acrescente o chocolate em pó ou achocolatado, a farinha de trigo peneirada e o leite. Misture com uma espátula até agregar os ingredientes e bata bem na batedeira em velocidade média até ficar homogêneo. Retire da batedeira ponha o fermento em pó, a essência de baunilha e por último as claras em neve, vá misturando com uma espátula, colher ou fuê.
Leve para assar em forma grande retangular untada no forno já pré-aquecido à 180° por uns 20-30 minutos.
Quando estiver assado deixe esfriar para poder cortar sem despedaçar o bolo.

2° parte

Bata o chantilly bem firme com metade do leite condensado. Reserve 400 gramas para colorir com corante verde hortelã ou verde limão (use o corante de sua preferência, eu usei o verde-hortelã em líquido). Conserve na geladeira para ficar firme e frio.

3° parte

Recheio de chocolate tipo "alpino"

Coloque 300 gramas de chocolate para derreter em banho-maria ou no microondas por 1 minuto.
Quando estiver todo derretido espere amornar e coloque o creme de leite misturando bem todos os ingredientes, em seguida coloque 6 colheres de chantilly e 1 colher de essência de rum. Leve para a geladeira por uns 15 minutos, até ficar frio e firme.

4° parte

Como Montar o bolo:

Corte o bolo em formato de uma árvore (em forma triangular) depois corte ao meio e reserve uma parte.
Molhe o bolo com leite (mas não molhe muito para não quebrar o bolo, apenas deixe um pouco úmido. Ponha o recheio de chocolate alpino espalhe, e coloque pedaços de chocolate se desejar...
Cubra com a outra parte do bolo, molhe e se tiver sobrado o creme alpino ponha-o novamente na última camada de bolo (mas reserve ao menos 2 colheres deste creme para usar para colar o tronco da árvore). Agora decore com o chantilly verde, primeiro passe um pouco de chantilly em todo o bolo e alise para ficar mais fácil de decorar... depois use o bico pitanga e vá fazendo o formato que desejar até preencher todo o bolo.
Pegue 8 chocolate Bis e passe um pouco do creme alpino (pouco somente para selar um no outro) e faça o tronco embaixo encostando na árvore. Faça duas camadas deste tronco; ou seja, coloque 4 Bis embaixo e 4Bis em cima ou faça maior se o bolo também for maior...
Decore com confeitos de chocolate e com chocoball de chocolate preto e branco e confeitos de prata. Leve para gelar por no mínimo 3 horas.
*ALGO MAIS: Opcional: eu usei biscoitos Óreo para decorar ao lado como se fossem mini árvores, porque sobrou chantilly verde e confeitos.
Vale a pena fazer, fica lindo diferente e todos se admiram com a beleza, o sabor e as cores deste vivas deste bolo. É uma ótima opção para nosso próximo Natal que está chegando.

Receita enviada por Rubia Cristina Ferreira de Moura em 19/10/2015 16:26



RECEITAS TESTADAS

TODAS AS RECEITAS CULINARIATERAPIA

RECEITAS DA HANNA SOPHIA CULINARIATERAPIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário